Queda do Protógenes tem dedo de Tarso Genro

16 07 2008

Conforme informação do jornal O Estado de São Paulo, também divulgada pelo Zero Hora, a queda do delegado Protógenes Queiroz do comando da operação Satiagraha (de onde eles tiram esses nomes, meu Deus?) seria uma solicitação pessoal do Ministro da Justiça, Tarso Genro. A alegação é de insubordinação, especificamente, por ele ter convocado agentes da Agência Brasileira de Inteligência (ABIN > CIA).

Ontem eu perdi um pouco de tempo tentando ler o famigerado relatório, lançado em primeira mão à internet pelo Claudio Julio Tognolli, do Consultor Jurídico. Li só alguns trechos, sem muito tempo e pretensão. Pude ver que o trabalho é minucioso e bastante eficiente, no ponto de vista investigativo. Creio que é praticamente impossível ao Daniel Dantas escapar destas acusações.

O relatório também é polêmico por causa de erros de português cometidos pelo delegado. Insistir demais nesse aspecto é fazer o velho jogo político de depreciação do acusador, tentando fazê-lo perder crédito. Mas, o que de fato vai arruinar as pretensões de se prender Daniel Dantas em definitivo, é o teor altamente ideológico do documento. Protógenes cita “autores renomados” como Noam Chomsky e Jean Ziegler, reconhecidamente esquerdistas (e totalmente fora de propósito com o objetivo da investigação). Mas ainda piores são os termos ufanistas utilizados por ele, como “a fim de evitar o mal maior, estará de prontidão para agir ao menor movimento de CORSÁRIOS SAQUEADORES das riquezas de nosso país”.

Só pergunto uma coisa: pra quê? Para que utilizar termos como esses em um relatório sério e formal? Para que escancarar sua vertente ideológica, quando poderia fazê-lo diante de seus amigos e jamais numa investigação policial? Enfim, Protógenes (nunca canso de dizer esse nome) tinha uma grande chance de encerrar definitivamente um dos maiores fraudadores e sacripantas que este país já viu – e olha que foram MUITOS.

Enfim, a ousadia do delegado causou incômodos, tanto que o ministro do STF Gilmar Mendes agiu rapidamente para livrar Dantas do xilindró, DUAS vezes. Agora Genro está tirando-o da jogada. Mas, para NOS TAPAR DE NOJO, nada pior que a “grande” discussão que se está fazendo, sobre a truculência da PF na operação. Isso é demais.

Anúncios

Ações

Information

2 responses

16 07 2008
Guillermo

Não sou teu Deus, mas respondo essa… :-)

Satya is the Sanskrit word for “truth,” and Agraha for “enforce”

Abraço e DÁ-LHE GRÊMIO!!!

16 07 2008
Gustavo

Mesmo assim é bizarro.

Meu deus é BACO. kjçlfkjsfç

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: