Eixo do Sul

5 08 2008

Os presidentes de Brasil, Argentina e Venezuela tiveram uma reunião, em Buenos Aires, para tratar de fortalecimento regional, blá blá blá. Na verdade, a ida de Chávez a esta reunião não estava prevista pela diplomacia brasileira, mas o presidente venezuelano foi convidado por Cristina Kirchner.

Os jornais argentinos dão como turbulenta a situação atual das relações internacionais entre Brasil e Argentina, especialmente pela postura tomada pelo Brasil na reunião da OMC. O Brasil votou sem discutir o assunto com a Argentina e isso está sendo entendido como traição, em Buenos Aires. Diz-se por lá que o Brasil está se bandeando pros lados dos ricos (EUA e UE). Lulla, por sua vez, fingiu que nada havia e continuou esbanjando sua pose de presidente do universo.

O perigo da iniciativa é uma união demasiado íntima das três potências sulamericanas esquerdistas, que pode enfraquecer demais a direita na região. Isso significa, principalmente, isolamento à Colômbia. Eu não veria problemas em fortalecer laços com um país cujo subsolo valoriza-se exponencialmente, porém, ser amigo de um lunático traz mais problemas do que benefícios. Penso que, pelo bem da democracia, o Brasil deveria posicionar-se contra a política de Hugo Chávez. Mas isso não acontecerá com Lulla no poder.

Dar demasiada trela para Chávez é errado. Entendo que a Argentina o faça, já que o déspota bolivariano tem financiado largamente o país platino. Mas a postura correta seria deixá-lo falando sozinho.

Anúncios

Ações

Information

3 responses

5 08 2008
Paulinha

tu é taaao coitadinho, garoto. e este teu blog taaao decadente. tenho taaanta pena de ti. queria te dizer isso. apenas. ahh, e tu é muuuuito feeio! valeu!

5 08 2008
Gustavo

Obrigado pela visita!
Mas não adianta me encher de elogios: não te pegarei.

11 08 2008
Paulinha

sim, claro que não!
não pego fracassados.
nem frustrados.
nem pseuso-colunistas de pseudo-blogs de internet.
o cúmulo da decadência.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: