Conflito na Geórgia preocupa

14 08 2008

VOLLTEI. E vamos ao “trabalho”:

Como muitos já devem ter cansado de ler / ouvir, tá rolando um conflito entre a Rússia e a Georgia, ex-república soviética, desde o início do mês. A área em questão é a OSSÉTIA DO SUL, que é separatista. Aparentemente a circulação de russos naquela região era bastante normal e a maioria dos moradores possui passaporte russo e usa o Rublo da Rússia como moeda corrente. Além da Ossétia do Sul, também a Abhkázia, outra região da Georgia, está querendo ser independente.

Porém, a Rússia, aparentemente “tomando as dores” das regiões descontentes, resolveu entrar à força, colocando tanques e bombardeando tudo o que vê pela frente. O presidente russo, Dmitri Medvedev, já declarou apoio aos separatistas da Ossétia do Sul e da Abhkázia. O que está causando grande problema nas relações russas com os países da OTAN, especialmente os EEUU.

George W. Bush, visivelmente transtornado pelo ataque russo (eixo do mal) contra o país cujo nome o homenageia, já afirmou que a Rússia deve escolher entre manter ou quebrar as relações com os Estados Unidos. E que Washington defende e apóia o “governo democraticamente eleito da Geórgia”.

Analisando o assunto um pouquinho (mas bem pouquinho) mais, vê-se que estas regiões sentem-se como “peixes fora d’água”, já que têm mais afinidade com a Rússia do que com o resto da Geórgia. No entanto, a Rússia obviamente vê, nisso, uma oportunidade de conquistar uma região rica em OURO NEGRO. E os EEUU, por outro lado, não querem perder um aliado (a Geórgia) rico em petróleo.

No meio disso tudo, os civis. Esses nunca ganham.

Anúncios

Ações

Information

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: