Qual é o problema da Copa Sulamericana?

14 08 2008

É um assunto chupado do blog do André K., que trata dos problemas da Copa Sulamericana. Afinal, porque ela não é interessante aos clubes brasileiros? Entra ano, sai ano e todos os times brasileiros, que haviam se classificado para a Sula no ano anterior, passam pelo mesmo dilema, caso estejam com chances de título e/ou classificação para a Libertadores: usar força máxima?

Em teoria, a Copa Sulamericana seria o equivalente da Conmebol à Copa da UEFA, já que, a priori, são os clubes imediatamente abaixo dos classificados para a Libertadores que a disputam. Mas as semelhanças param por aí. Alguns defeitos evidentes do formato atual da Copa:

1) Não tem um critério definido para classificação das equipes: cada país define o seu. Isso faz com que a Argentina, por exemplo, classifique Boca e River por CONVITE. E, o que é pior (e aí tem a absurda conivência da Conmebol), diretamente para a SEGUNDA FASE. Incoerências como estas podem desmotivar os demais participantes, além de desequilibrar a disputa

2) Excesso de equipes por país: com o formato de jogos eliminatórios desde o início, há um inchaço de clubes. No caso do Brasil, que classifica 8 para a copa, vários times que escaparam do rebaixamento nas últimas rodadas foram premiados com a classificação para a Copa, já que apenas 4 times ficam no “limbo” entre o rebaixamento e a classificação para a Sulamericana

3) Enfrentamento dentro do país: nas duas primeiras fases, as disputas são entre equipes do mesmo país. Ora, esses times jogam entre si TROCENTAS vezes durante o ano, incluir mais enfrentamentos é desgastante e pouco motivador. Não raro, ocorre coincidências em que as equipes se enfrentam pela Sula e pelo campeonato brasileiro na mesma semana. Creio que se a disputa fosse contra equipes estrangeiras, ainda que fracas tecnicamente, seria mais motivadora para os clubes brasileiros

4) Calendário: aí está a principal diferença da Sulamericana em relação à Copa da UEFA – como na Europa as equipes que disputam a Copa dos Campeões NÃO participam da Copa da UEFA, ambas podem ocorrer simultaneamente. Se isso fosse aplicado na Sulamericana, a disputa ocorreria no primeiro semestre, quando o campeonato brasileiro nem teria iniciado ainda. No caso dos outros países, não faz muita diferença, já que os APERTURA e CLAUSURA, somados, duram o ano todo.

5) Recompensa: financeiramente, a Sulamericana não é tão ruim. Mas, em termos de classificação para algo melhor, não é, já que o campeão apenas disputará a Recopa com o campeão da Libertadores. Aqui, uma idéia que CAI DE MADURA de tão ÓBVIA: por que não permitir ao campeão da Sulamericana disputar a Libertadores do ano seguinte? Nem que fosse na fase pré-classificatória. Tenho certeza ABSOLUTA que os times brasileiros entrariam de cabeça na Sulamericana caso fosse um atalho para a Libertadores. É evidente que, assim, o campeão da Sulamericana não poderia defender o título no ano seguinte (caso a minha idéia do item 4 fosse também levada em consideração, claro), mas creio que não seria grande problema.

O fato é que algo precisa ser feito pela Conmebol, caso contrário, veremos mais um fracasso, como foram as anteriores Supercopa, Taça Conmebol, Mercosul e tantas outras tentativas.

Anúncios

Ações

Information

2 responses

15 08 2008
Guillermo

O problema de jogar contra equipes de outros países é a viagem. Pra nós seria menos pior enfrentar argentinos ou uruguaios, mas e o pessoal do acima do Mampituba?

Se passarmos pelos vermelhinhos teremos que viajar, se não me engano, pro Paraguay, Ecuador o Chile. Extremamente desgastante para quem está disputando uma outra competição bem mais importante (o Brasileiro).

Abraço e DÁ-LHE GRÊMIO!!!

15 08 2008
Gustavo

De fato, tu tens razão. Acho que o melhor mesmo seria a questão do calendário. Mas creio que isso não interessa à televisão (Fox Sports).

Permitir ao campeão da Sulamericana jogar a Libertadores do ano seguinte mudaria completamente a atitude dos times em relação ao torneio, tenho certeza.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: