Semi-final gaúcha na Liga Futsal

26 08 2008

Hoje, às 18:30, acontece o primeiro confronto entre ACBF e Ulbra, pelas semi-finais da Liga Futsal 2008. O primeiro jogo será no Centro Municipal de Eventos, em Carlos Barbosa, enquanto que o segundo jogo está marcado para a sexta-feira, 29/8, no mesmo horário, em Porto Alegre.

A Associação Carlos Barbosa de Futsal classificou-se para as semi-finais ao eliminar a equipe do Teresópolis, do Rio de Janeiro, nas quartas-de-final. Já a Ulbra venceu o Banespa, no confronto anterior. Por ter melhor campanha, a Ulbra jogará a segunda partida em casa (em termos, já que a sede da Ulbra é em Canoas, mas o jogo será no ginásio Tesourinha. Creio que é por questão de capacidade, já que o ginásio da Ulbra é bastante limitado.

Um pouco sobre a ACBF

Apesar de ser uma das equipes mais vitoriosas na história recente do futsal brasileiro, os patrocinadores da ACBF reduziram seus investimentos na equipe, comparativamente aos melhores anos e têm buscado novos talentos em equipes menores ou mesmo em sua categoria de base. Mesmo assim, a equipe tem mantido-se entre as principais do país. É tri-campeã da Liga Futsal, sendo que a última conquista foi em 2006. No ano passado, ficou apenas na 5a colocação.

Além dos três títulos da Liga Nacional, a ACBF também contabiliza o primeiro mundial de clubes organizado pela FIFA, em 2004, a Copa Intercontinental (mundial anterior à FIFA) em 2001, dois sulamericanos, uma Taça Brasil (2001) e 5 campeonatos estaduais (1996, 1997, 1999, 2002 e 2004). Enfim, em 13 anos de profissionalismo (até 1995 o clube era amador), são vários troféus em seu acervo.

Até 2000, os jogos da ACBF eram mandados no Ginásio da Tramontina, principal patrocinadora da equipe. Aquele ginásio tinha capacidade inferior a 2000 expectadores e era um verdadeiro caldeirão. Porém, como as maiores competições exigiam ginásios com maior capacidade (em uma ocasião a ACBF teve que jogar a final da Liga em Caxias do Sul, por causa disso), a prefeitura de Carlos Barbosa construiu, em parceria com a Tramontina, um dos maiores ginásios do interior do RS, com capacidade para 6.500 pessoas. O antigo ginásio da Tramontina foi demolido.

Centro Municipal de Eventos

Centro Municipal de Eventos

Após o momento de auge da equipe, no início da década, a quantidade de expectadores nos jogos da ACBF tem sido muito baixa. O ginásio raramente lota. Embora seja evidente que o público deve aumentar pelo menos no jogo de hoje, não creio que haverá lotação máxima. Eu sou um exemplo disso, já que não fui assistir a nenhum jogo da ACBF nesta edição da Liga. Mas, pelo menos hoje, estarei presente lá, tentando apoiar a equipe da minha cidade.

Mais informações podem ser encontradas no site da Associação Carlos Barbosa de Futsal. O jogo será transmitido pela SporTV e também online pelas rádios Estação FM e Garibaldi AM.

Anúncios

Ações

Information

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: