Estatísticas da competição

3 09 2008

Acessível a qualquer um, o site da CBF contém estatísticas interessantes sobre o público e renda dos jogos do Brasileirão, inclusive de anos anteriores. Algumas das que me chamaram mais a atenção:

* a liderança, tanto em público total, como em média, é do Flamengo. Isso que os dados do Fla-Flu ainda não foram computados, o que deverá ampliar ainda mais a vantagem do rubro-negro. A média de público do Flamengo é de 37.013 pagantes, em 10 jogos como mandante (a primeira rodada foi realizada com portões fechados), enquanto a do Grêmio, segundo colocado é de 29.823 pagantes em 11 jogos. O Inter é terceiro com 22.600 pagantes.

* o Grêmio lidera o ranking de arrecadação, com R$ 6.217.974, contra R$ 6.049.251 do Flamengo. Obviamente o Flamengo tem uma partida a menos, portanto, a média rubro-negra é superior à do Grêmio. É sabido que tanto Grêmio como Inter atribuem um determinado valor a cada sócio que ingressa no estádio. O “engraçado” é que a arrecadação do Grêmio é 93% superior à do Inter, enquanto que o público pagante é só 32% maior. O que explica essa diferença astronômica?

* dos 10 maiores públicos, 5 deles são do Flamengo, 2 do Grêmio, 1 do Goiás, 1 do Cruzeiro e 1 do Inter. Creio que o Fla-Flu entrará como o primeiro ou segundo maior público do campeonato.

* o que me chamou MAIS a atenção é que a federação paulista, com 4 equipes na série A, sendo 3 delas ditas GRANDES e 2 delas nas CABEÇAS, tem público total inferior à federação gaúcha, com só 2 equipes. Aliás, no critério MÉDIA por federação, à gaúcha lidera o ranking.

Anúncios

Ações

Information

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: