Dólar em louca escalada

11 09 2008

Fazia muito, mas MUITO tempo que eu não via uma desvalorização tão acelerada. Provavelmente, desde 2002, quando o fator LULLA enlouqueceu os mercados, às vésperas das eleições presidenciais brasileiras que colocou o ex-sindicalista no poder. Mas, naquela ocasião, o mercado já estava extremamente turbulento, em especial pelo “recente” mega-atentado ocorrido na CAPITAL DO MUNDO, New York.

Por sinal, fazem FAZ 7 anos hoje.

Sem fugir do assunto, vejam no gráfico abaixo (extraído do site Invertia/Terra), a evolução do dólar americano em relação ao real brasileiro nos últimos 5 dias úteis. Nada menos do que 8,3% de valorização. Neste exato momento, está sendo negociado a R$ 1,82, 14 centavos a mais do que no fechamento da quinta-feira passada.

Motivos? Ninguém sabe ao certo. Certamente não se trata de um movimento específico do Brasil, já que outros emergentes e mesmo países desenvolvidos estão na mesma situação, com suas moedas perdendo valor frente ao dólar. Só posso dizer que este movimento era necessário e está ocorrendo com meses de atraso.

Anúncios

Ações

Information

4 responses

11 09 2008
Guillermo

Não Gustavo, não “fazem”. FAZ.

O verbo fazer quando denota tempo não varia. Portanto, “faz 1 dia que está chovendo em Porto Alegre” e “faz 7 anos do atentado às torres do WCT em NYC.”

Abraço e DÁ-LHE GRÊMIO!!!

11 09 2008
Gustavo

Obrigado.
Vou ali tomar DETEFON e já volto. fçkasj

Sério, obrigado mesmo.

11 09 2008
Luciano Zanuz

Pois é, a gringaiada tá se mandando do Brasil (faz meses já) e com isso a bolsa cai e dólar sobe. Não é só isso realmente, tanto que nos dias, mesmo com a bolsa subindo o dólar sobe também. Péssimo!!! Sei que pensas diferente, but…

A propósito, é WTC!

30 05 2009
L. Cunha

O dólar tem que desvalorizar em termos reais, não tem jeito (encarem isso de uma vez por todas): os EUA exige déficits orçamentários gigantescos (1 trilhão nos primeiros quatro meses de 2009); a conta corrente americana engole muito mais da metade da poupança externa real do planeta; a banca americana segue enternada na UTI do Tesouro Federal. Com um cenário desses, não adianta o Banco Central Brasileiro seguir com a política de Esterilização; a não ser que ele pretenda colocar a relação Dívida-PIB nos limites da estratosfera (irresponsabilidade!). Além do mais, pra quê juntar mais dólares em carteira se eles não rendem absolutamente nada, acordem! Por uma caso vocês fugiram das aulas de Macroeconomia!?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: