Telefonia móvel em vôos da TAM

12 09 2008

A companhia aérea TAM divulgou anteontem, à imprensa, que está contratando os serviços da empresa OnAir, joint-venture entre a Airbus e a Sita (empresa de tecnologia de aviação). O serviço permitirá aos viajantes da TAM usufruir de telefonia celular DURANTE os vôos. Esse sistema é diferente do que já vinha sendo utilizado por algumas companhias aéreas, que disponibilizam telefones que funcionam com cartão de crédito e permitem fazer chamadas a preços exorbitantes – algo em torno de US$ 20 / minuto.

O usuário poderá utilizar seu próprio telefone celular ou smartphone para voz, SMS e e-mails, da mesma forma como se utiliza em terra. No entanto, não houve nenhum tipo de menção ao custo estimado para a utilização do sistema. Espera-se que seja diferente do exemplo citado acima.

O comunicado indica que serão aviões A320 os primeiros a serem equipados com a nova tecnologia e estará disponível para uso em vôos dentro da América do Sul no segundo semestre de 2009. Será a primeira empresa DAS AMÉRICAS a utilizar o sistema.

No entanto, a tecnologia somente poderá ser utilizada caso seja homologada pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) e pela ANATEL (Agência Nacional de Telecomunicações).

Eu particularmente penso que a TAM tem um serviço arrogante e não aprendeu nada com a tragédia ocorrida há pouco mais de um ano. Inclusive tive minha mala aberta e roubada em um vôo da empresa. Mas tenho que admitir que eles estão inovando, ao adquirir esta tecnologia. Tenho certeza que muitos executivos vão preferir viajar com a TAM ao saber que poderão usar seus telefones durante o vôo. Tem gente que morre se não usar o celular por muito tempo.

Anúncios

Ações

Information

2 responses

12 09 2008
Guillermo

Vai virar um caos. Algumas empresas nos Estados Unidos já estão usando esta tecnologia e tiveram que criar algumas regras pois tinha virado um ônibus aéreo, com várias pessoas falando ao mesmo tempo ao telefone.

A Southwestern (se não me engano) voltou atrás e hoje só permite texting (SMS, MMS…)

Se eles fossem menos arrogantes teriam questionado os clientes e visto que a prioridade hoje é Internet e não telefones nos vôos.

Outro problema é que as empresas de telefonia vão cobrar tudo como roaming pois são incapazes de (ou não querem) diferenciar acessos às redes locais ou remotos.

DÁ-LHE GRÊMIO!!!

12 09 2008
Luciano Zanuz

Com certeza, acesso à Internet seria bem mais útil e silencioso, hehe.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: