Está o mundo a acabar?

16 09 2008

Impossível ficar indiferente às notícias que vêm bombardeando o cenário econômico mundial. Ontem a notícia da solicitação de proteção contra falência de um grande banco americano – o Lehman Brothers – somada à venda do Merrill Lynch ao Bank of America, fez as bolsas do mundo inteiro desabarem, tal e qual as tempestades que atormentaram o Rio Grande do Sul na última semana.

O Lehman Brothers é o quarto maior banco de investimentos dos Estados Unidos e possuía grande posição em títulos sub-prime, os famosos créditos podres relacionados ao mercado hipotecário americano, que vêm causando grande estrago no país mais rico do mundo. Diziam as fofocas do mercado que esta quebra era esperada, mas o nome do banco “a quebrar” permanecia oculto. Agora, saiu do armário.

Os efeitos foram desastrosos, para dizer o mínimo. O Ibovespa, que já vinha acumulando quedas expressivas nas últimas semanas, despencou nada menos do que 7,59% no fechamento de ontem, a maior queda em um único dia desde 11 de setembro de 2001. O dólar foi menos afetado no dia de ontem, mas hoje já está sendo negociado a R$ 1,84. O Ibovespa está caindo mais 2,21%, agora.

Além dos problemas já relatados, existe o forte indício de que a AIG, uma das maiores seguradoras do mundo está indo pro vinagre também. No caso, eles estão pedindo ajuda financeira, para não quebrar. Este fato também está influenciando fortemente os mercados.

Momentos preocupantes, sem dúvida. O pior é que eu marquei viagem para daqui a duas semanas, espero que as moedas estejam mais “tranquilas” até lá. Seria excelente saber qual será o piso deste movimento de queda, já que seria o momento mais adequado para adquirir ações que, invariavelmente, voltarão a subir mais adiante.

Anúncios

Ações

Information

One response

16 09 2008
Luciano

Bah, nem me fala, a coisa tá preta! Digo, vermelha!!!! Impressionante como isso não tem fundo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: