Oposições com tudo

6 10 2008

Em Caxias do Sul, José Ivo Sartori foi reeleito prefeito, vencendo Pepe Vargas numa cidade que poderia permitir segundo turno mas que, por ter apenas dois candidatos a prefeito, evitou a ocorrência. Em Porto Alegre, O dia não foi ‘beleza’ pra Manuela, que ficou em terceiro, perdendo a vaga para a final pra Maria do Rosário (aka Maria chorona).

Mas o assunto não é situação e, sim, oposição. Na minha cidade, Carlos Barbosa, o atual prefeito Irani Chies (PP), mesmo tendo ‘brindado’ a população com a construção de um grandioso e moderno palco acústico, para a realização de eventos ao ar livre, além da construção de uma rua coberta, não conseguiu ser reeleito, sendo derrotado pelo ex-prefeito Fernando Xavier da Silva (PDT), com 53,15% dos votos (1.051 votos a mais). Por essa ele provavelmente não esperava.

Para a vereança, poucas reeleições: o amigo do meu irmão, Rafael Dalcin (PDT), foi novamente o segundo mais votado e conseguiu ser reeleito. No entanto, além dele, apenas outros 3 realizaram esta façanha: Miguel Stanislososki (Democratas), Terenciano Steffani (PP) e Valmir Zaparoli (PT). As outras 5 vagas foram ocupadas por novos entrantes. Destaque para o mais votado, Fernando Cislaghi (PP) e também para TÓDSON MARCELO, do PCdoB, que será o primeiro representante comunista da Câmara de Vereadores de Carlos Barbosa. Aliás, o PCdoB conseguiu fazer o que a MANUELA não conseguiu em POA – eleger um vereador de seu partido.

Em termos de representatividade, o PP terá 3 integrantes enquanto que a coligação do recém-eleito prefeito terá 5 postos. O Democratas, que fazia parte da coligação que apoiava o atual prefeito, teve uma vaga. Portanto, a princípio, Xavier terá facilidade em governar o município, salvo caso ocorra algum tipo de conflito entre os partidos da base aliada.

Em Garibaldi, depois de dois mandatos do prefeito Antonio Cettolin, o PMDB indicou candidato a vice na chapa de Paulo Salvi, do PDT. O candidato trabalhista ficou apenas em 3o lugar, com 5.079 votos (26,67%), em uma eleição muito disputada. O vencedor da contenda foi Cirano Cisilotto, do PT, com 38,13% dos votos (7.261), vencendo Manica (PP), com 35,19%.

Minha maior surpresa foi com a cidade de Bento Gonçalves, cujo atual prefeito e candidato à reeleição – Alcindo Gabrielli (PMDB) – vinha tendo várias pesquisas favoráveis a seu favor. No entanto, a urna desmentiu o IBOPE e o candidato da oposição – Professor Lunelli (PT) – venceu a contenda com nada menos do que 62,51%, 15.271 votos a mais que Gabrielli.

Depois das breves e negativas experiências ocorridas no Brasil desde a instituição da reeleição, em 1997, posiciono-me CONTRA esta prerrogativa e, portanto, dificilmente apoiarei candidados a reeleições de agora em diante. Penso que a renovação faz bem à democracia.

Anúncios

Ações

Information

3 responses

6 10 2008
Luciano

PT em Garibaldi e Bento? Bah, por essa ninguém esperava…

7 10 2008
lucia

Minha opinião: Carlos Barbosa é uma cidade progressista , financeiramente está muito bem, mas culturalmente é um fracasso. A mentalidade das pessoas de Carlos Barbosa não evoluiu , sendo um dos motivos da derrota do Irani. O povo de Carlos Barbosa não tem cultura para entender o trabalho do Irani, mas quem sabe as futuras gerações sentirão saudades dele.Em termos politicos as pessoas não sabem distinguir direita de esquerda, votam em promessas falsas, preocupam-se apenas com os beneficios próprios e não com o bem comum.

21 11 2008
Amilcar

Carlos Barbosa não é fracasso na cultura, tem sua maneira simples, mas eficas.Um povo trabalhador, humilde, apaixonado por futsal, onde todos são bem vindos
Promessas falsas?????
Políticos errados????
O próximo capítulo eleitoral é que dirá

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: