Games without frontiers

7 10 2008

Melhor título. Peter Gabriel.

Esqueci de avisar, mas imagino que todos já tinham se dado conta: sim, estou de volta ao BRAZIU, desde domingo, mais efetivamente. Consegui votar, inclusive.

Uma das coisas que eu consegui fazer na minha viagem – além de TRABALHAR, claro – foi comprar dois jogos para o meu Nintendo Wii. Eu sei que é MANGOLICE, mas o meu videogame ainda não foi desbloqueado e, por ser europeu, só funciona com jogos no sistema PAL, somente vendidos na Europa. A NABA dessa questão é que os jogos precisam ser adquiridos lá, com preços em Euros (claro que, seguindo o meu post abaixo, a tendência é a conversão de euros para reais ser menos afetada do que de dólares para reais, mas este não é o assunto DESTE post).

Um dos jogos que eu comprei, na Espanha, é o FIFA 2009. Casualmente o dito cujo foi lançado em toda a Europa no EXATO dia em que eu o comprei – na sexta-feira, 3/10. Paguei 49 euros.

A imagem acima foi extraída do site do Fifa2009. É exatamente assim a aparência do jogo para Wii. Em termos de detalhes e comparativamente à versão de PlayStation 3 ou Xbox 360, a diferença é enorme. Quem compra um Wii não pode se preocupar com perfeição de gráficos, ou se decepcionará.

No entanto, o Fifa 2009 para Wii tem dois tipos diferentes de controle: um simplificado (chamado de All-Play), no qual o Nunchuk é utilizado e o gamer controla os jogadores através do mesmo, sendo que o botão A do controle sem fio é utilizado para os passes e o B, para desarme. Os chutes são dados de forma parecida ao ProEvolution Soccer 2008, bastando um movimento brusco do controle remoto. Eu descobri que fazendo o mesmo com o Nunchuk dá no mesmo.

O outro estilo de controle é o Profissional. Neste, o Nunchuk não é utilizado e o controle dos jogadores se dá de forma parecida com o PES 2008, com a utilização de “alvo”. A diferença é que o botão B faz o jogador correr, em vez de ser o A, como no PES. Também dá pra jogar com o controle clássico, para quem prefere uma experiência tradicional.

Uma das maiores vantagens do Fifa 2009 é a quantidade de clubes disponíveis – muitíssimo maior do que no PES. Creio que essa diferença continuará existindo, já que a Konami somente licencia uma pequena quantidade de clubes do mundo todo. A única partida que eu disputei até agora, obviamente, foi o Grenal. O Grêmio estava muito atualizado – o time titular era: Victor, Paulo Sérgio, Réver, Pereira, Léo e Anderson Pico, Tcheco (capitão), Souza e Willian Magrão, Perea e Marcel. A camiseta também é o modelo 2008. E o esquema é o 3-5-2.

Já o Inter, assim como no Fifa 2008 (eu não sabia disso até pouco tempo), não está representado oficialmente, devido ao contrato do colorado com a Konami, produtora do PES. Portanto, o time aparece como I. Porto Alegre, tendo camiseta branca e calções LARANJAS. Mas os jogadores são certos e atualizados – inclui o D’Alessandro, só para terem uma idéia.

Além do futebol normal, o jogo inclui alguns minijogos, como PEBOLIM, cobranças de pênaltis e o novo FOOTII 8×8. Isso nada mais é que um Futebol com 8 de cada lado, só entre seleções, sendo que um dos jogadores é o seu próprio Mii e a estrela da seleção – Ronaldinho do Brasil, Messi da Argentina, Rooney da Inglaterra, etc. No Footii, os jogadores são representados em forma de Mii, o que deixa tudo muito engraçado.

Eu quase não joguei, portanto, ainda não consegui opinar se é melhor ou não que o PES 2008.

Wii Fit

Ok, meu objetivo real era comprar o Guitar Hero III com a guitarra. Mas não achei para Wii, somente havia o Guitar Hero Aerosmith, que não era do meu interesse. Como o investimento é alto (cerca de 90 euros), é melhor comprar direto o jogo certo. Vou esperar um pouco, pois logo sairá o Guitar Hero World Tour, que incluirá outros instrumentos (a exemplo do jogo Rock Band).

Então, aproveitei para comprar um outro jogo que eu tinha muito interesse. O famigerado Wii Fit. Também não é barato – 95 euros – isso porque inclui o Wii Balance, que será utilizado para outros jogos também – sei que tem um jogo de ski que já o utiliza – e deve ser TRI divertido.

O Wii Fit não é bem um jogo. É uma academia. Portanto, quem o adquire, deve imaginar que ter o Fit é o mesmo que ter uma esteira ou uma bicicleta ergométrica em casa. Não acredito que o Fit substitua uma academia de verdade, mas é um excelente complemento para se manter a forma.

A primeira coisa que o jogo faz, ao iniciá-lo pela primeira vez, é pedir para que tu escolhas o teu Mii e fazer as primeiras medições. Primeiro, o jogo te dá uma explicação da importância dos exercícios, bla bla bla. Depois, pede pra que tu informes tua altura e data de nascimento. Então, terás que tirar sapato e meia e subir na balança. Além de medir o peso, a balança também mede qual é o teu ponto de gravidade – ou seja, em qual perna tu colocas mais peso. A postura perfeita significa centro de gravidade equilibrado. As medições incluem o índice de massa corporal e o WII FIT AGE – a idade modificada da pessoa, com base na situação física da mesma. Obviamente, caso o físico não esteja bom, a idade será maior.

Graças a Deus, meus resultados foram bons – o Wii Fit considerou meu IMC dentro do ideal e minha idade como sendo a real – 28 anos. O Fit também atualiza o formato do Mii de acordo com os resultados obtidos – ou seja – se obeso, o Mii ficará gordo.

Feito tudo isso, deve-se determinar qual será o objetivo de IMC e qual o tempo limite para chegar neste resultado. A partir daí, o jogo acompanhará os resultados dia após dia, semana após semana. Ao subir na balança, o peso é determinado, assim, não há como mentir.

Os exercícios (Training) são divididos em 4 grupos: Yoga, Musculação, Aeróbica e Equilíbrio. Não há uma obrigatoriedade de se praticar TODOS, mas, obviamente, o quanto mais se praticar, melhor. Num primeiro momento, cerca de 4 a 5 exercícios de cada grupo estão disponíveis. O tempo que se leva para praticar cada um deles varia de 1 a 3 minutos. Todo o tempo de prática de exercícios é contabilizado, sendo que, a medida em que se vai utilizando mais o jogo, novos exercícios são desbloqueados para uso.

Também é necessário definir um treinador ou uma treinadora, para a maioria dos exercícios, nos quais é necessário repetir a ação do mesmo.

Como mostra a foto acima, além de fazer o movimento conforme indicado pela imagem, é necessário manter o equilíbrio. O ponto vermelho dentro da elipse amarela indica o equilíbrio e é necessário que o ponto não saia da área amarela. Isso é muito mais difícil do que se supõe.

O Wii Fit não é apenas trabalho árduo, mas também diversão. Alguns exercícios, especialmente os de equilíbrio, são brincadeiras, como slalom na neve ou mesmo cabeceadas. Adorei aquele joguinho, especialmente porque os Miis estão vestidos com a camisa do GRÊMIO!

estou falando sério

estou falando sério

Assim como no caso do Fifa 2009, não tive muita oportunidade de jogar o Fit. Mas tenho certeza de que vou gostar muito. É ultra inovador, para dizer o mínimo. E é a prova de que os videogames podem, sim, fazer bem à saúde.

Anúncios

Ações

Information

2 responses

8 10 2008
Léo Z

Cara, não acredito q tu não pegou o Mario Strikers, melhor jogo de wii q joguei até agora, sem mentira!
E quanto ao fifa, tu achou melhor q o PES???
Faloww!!

8 10 2008
Léo Z

Ah, uma foto do Peter Gabriel nos tempos áureos, ou seja, quando era vocalista do GENESIS

Abraçoss!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: