Décimo-primeiro mandamento: não triunfarás fora de casa

27 10 2008

No último sábado, findou-se a trigésima-primeira rodada do Campeonato Brasileiro de 2008. Dois dos principais pleiteantes ao título fracassaram fora de casa, tornando a vida do Grêmio um pouco mais tranquila.

Seis partidas foram disputadas no final de semana. O Vasco, apesar de conseguir vencer o Goiás, fora de casa, não teve sorte, já que outros 2 times da zona de rebaixamento venceram seus jogos. Casualmente, foram os que ajudaram o Grêmio.

Bigode salvador

Não. Não estou falando de VALDIR BIGODE, lendário centroavante do Vasco. E sim, de Renê Simões, que pegou um Fluminense ainda mais enfraquecido depois da passagem do “chorão” Cuca (Loser com “L” maiúsculo) e o recolocou no caminho dos trunfos. Sob seu comando, o Fluminense goleou o Palmeiras por 3×0, placar construído no primeiro tempo e, de quebra, voltou a sair da zona de rebaixamento. Para certa infelicidade do tricolor carioca, sua vitória foi também comemorada pelos rubro-negros da Gávea, mas o Flu não tinha opção.

O primeiro gol, marcado de falta por Carlinhos, aos 14 minutos, contou com um frangaço do goleiro Marcos. Ele reclamou que Washington “fez menção” de meter o braço na bola, sem fazê-lo, no entanto. O movimento teria atrapalhado o goleiro, que engoliu um peruzão em uma bola fácil. O segundo gol do Fluminense foi marcado contra, em uma pixotada histórica da defesa palmeirense: depois de escanteio, Martinez tentou afastar a bola da área mas chutou em cima de Maurício. A bola voltou e entrou. Aparentemente esse foi o divisor de águas, que desnorteou os comandados de Vandeca e facilitou a vida de Júnior César, que marcou um belo gol recebendo passe açucarado de Conca, poucos minutos depois.

SÉRIE C, nunca mais

"SÉRIE C, nunca mais"

O forte calor do Rio de Janeiro dificultou as coisas para o Palmeiras, que não traduziu a maior posse de bola em jogadas ofensivas no segundo tempo. Os 45 minutos finais foram traduzidos na aceitação da impossibilidade verde de inverter o placar, jogando apenas para evitar um desgaste maior.

Com a vitória, o Fluminense foi a 34 pontos, saindo da zona de rebaixamento e ficando a 2 pontos do Náutico, 16o colocado e primeiro time a fugir do descenso, neste momento. O Palmeiras estacionou nos 55 pontos e caiu para a 5a colocação, saindo do G4 depois de muito tempo. Vale ressaltar que outros 2 times têm a mesma pontuação (Cruzeiro e Flamengo), mas o verdão perde nos critérios de desempate.

O furacão busca a recuperação

Em Curitiba, o segundo dos jogos mais importantes do final da rodada: conseguiria o estrelado vencer fora de casa e manter a perseguição ao Grêmio? A dúvida persistiu até o início do segundo tempo. O primeiro foi marcado por chances de gol para ambas as equipes, em um jogo equilibrado. O Cruzeiro teve um revés aos 20 minutos, quando Thiago Heleno foi expulso, tendo portanto um jogador a menos por quase todo o entrevero.

não precisa agradecer, TCHECO

"não precisa agradecer, TCHECO"

Mas, no segundo tempo, o Atlético finalmente chegou ao gol, em rebote aproveitado por Rafael Moura, que seria expulso mais adiante em lance idiota. O jogo continuou disputado, com chances para ambos os lados. No final, o Paranaense foi valente e conseguiu segurar uma importante vitória. Porém, mesmo com o trunfo, o Atlético continua na zona vergonhosa, agora com 31 pontos. O Cruzeiro permanece empatado com o Palmeiras e Flamengo, com 55, mas com maior número de vitórias que os dois concorrentes.

Chances matemáticas. Mas só isso

O Inter não perdeu fora. Também não ganhou. A primeira afirmação poderia parecer positiva, mas no atual cenário colorado, não é o caso. Somente a vitória interessava. Para termos uma idéia da situação, o Inter ficou em 47 pontos, a 8 do 4o colocado e último classificado à Libertadores. Significa que o Inter precisaria vencer 3 dos próximos 7 jogos e torcer para dois clubes entre Cruzeiro, Palmeiras e Flamengo perderem 3 partidas consecutivas, isso somente para passá-los em apenas 1 ponto. Quais são as chances disso acontecer?

Muito baixas, segundo Tristão Garcia, do Infobola e Marcelo Arruda, do Chance de Gol. Estes SAITES dão importantes informações estatísticas e definem chances de obtenção do título para cada um dos pleiteantes. No momento, o Inter não tem mais chances de título, segundo Tristão e tem 0,02%, segundo Marcelo. Para a Libertadores, o Chance de Gol dá 4,1% para o colorado, contra 3% do Infobola.

Para quem assistiu ao jogo, como foi o caso do Douglas, apesar dos 4 gols, a disputa foi marcada pela completa falta de COLHÕES, segundo ele. Não vi, portanto, não sei dizer. Só sei que o galo forte e brigador saiu na frente aos 6 minutos, com Castillo. O Inter só empatou no segundo tempo, com pênalti sofrido por Nilmar e convertido por Alex, EL PATEADOR.

se tu marcas, eu marco

"se tu marcas, eu marco"

O Inter ainda conseguiu virar, aos 23, com jogada de Alex concluída por Sandro. Mas o Atlético empatou novamente aos 29. A partir daí o Atlético começou a TOCAR O TERROR nos colorados, que se seguravam. Mas Nilmar chegou a marcar o que seria o terceiro gol, aos 44, porém em impedimento. Com o empate, o CAM chegou a 38 pontos e se mantém a 6 dos rebaixáveis. Porém, ainda tem chances de cair novamente para a B, segundo os matemáticos. O Infobola dá 5% e o Chance de Gol, 5,5%.

Outros resultados de sábado, 25/10

– 16:00 – Ipatinga 0 x 3 Botafogo: o clube mineiro praticamente vai decretando seu esperado rebaixamento, especialmente ao perder com tanta facilidade para um clube que faz campanha irregular. O Botafogo ultrapassou o Inter e vê a Libertadores com olhos pouco esperançosos.

– 18:20 – Santos 3 x 0 Figueirense: o alvinegro praiano resolveu entrar na zona de classificação à Sulamericana de 2009, após penar no rebaixamento por várias rodadas. A recuperação é visível e, aparentemente, irreversível. O clube catarinense precisa melhorar, sob pena de não poder realizar o sonho de jogar clássicos na série A, como sonham muitos moradores de Florianópolis.

– 18:20 – Náutico 1 x 1 Portuguesa: a vitória que tanto ajudaria o Náutico a respirar um pouco mais aliviado lhe foi retirada no finalzinho do jogo, pela Portuguesa. No final das contas, o empate foi ruim para ambos. A Portuguesa retornou a G-4, enquanto que o Náutico tem a mesma pontuação. Ambos os clubes correm riscos e são fortíssimos candidatos ao descenso.

Próxima rodada

Depois de muito tempo, voltaremos a ter duas rodadas em uma semana. No meio dela, a 32a rodada terá seus jogos na quarta e quinta-feira. Depois, a 33a rodada, com jogos no sábado e no domingo.

O principal jogo da próxima rodada é o confronto de 6 pontos entre duas equipes bem colocadas – o Cruzeiro, 3o colocado, recebe o Grêmio, líder isolado. O desfecho deste jogo pode ser crucial para o resultado final do campeonato. Mesmo com derrota gremista, o tricolor não deixará de ser líder nesta rodada – na pior das hipóteses, o São Paulo empataria em pontos, mas ficaria em 2o pelo número de vitórias. Um empate seria bom, já que impediria o Cruzeiro de avançar. Mas uma vitória gaúcha tornaria muito mais difícil a tarefa dos perseguidores.

Jogos de quarta-feira – 29/10

– 19:30 – Coritiba x Atlético-MG

– 19:30 – Portuguesa x Ipatinga

– 20:30 – Palmeiras x Goiás

– 20:30 – Internacional x Náutico

– 21:50 – Cruzeiro x Grêmio

– 21:50 – Botafogo x São Paulo

– 21:50 – Vitória x Flamengo

Jogos de quinta-feira – 30/10 – 20:30

– Sport x Santos

– Figueirense x Fluminense

– Vasco x Atlético-PR

Classificação definitiva da 31a rodada

>

Fotos e classificação extraídos do site GloboEsporte.

Anúncios

Ações

Information

One response

27 10 2008
saulo

Primeiramente, muito bacana o seu blog.
Sobre essa rodada. O Campeonato Brasileiro continua muito equilibrado e emocionante para todos nós torcedores. Ainda não temos uma definição e tudo indica que só vamos conhecer o campeão na última rodada.
Valeu e até mais.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: