Pago para ver

18 12 2008

Literalmente. Como assintante do PREMIERE FUTEBOL CLUBE, eu pago R$ 54,90 por mês para ter acesso ao valoroso CAMPEONATO BRASILEIRO DE FUTEBOL. E, de quebra, ganho o sempre emocionante GAUCHAÇO.

Assim como as pesquisas sobre tamanho de torcidas somente agora começaram a ser mais numerosas, não havia um material confiável acerca da fatia de cada torcida no mercado de PPV brasileiro. Até agora.

Por sugestão do meu irmão Luciano, assíduo leitor deste espaço, vou entrar no assunto.

A Globo, principal interessada no assunto, encomendou uma pesquisa ao Datafolha e ao Ibope para descobrir qual é a divisão. Alguns números eram esperados, mas outros surpreenderam. Diferentemente do que se prega, em termos de tamanho geral de torcida, a variação percentual entre cada clube é muito pequena, no que tange ao consumo de PPV. Vejam a informação, extraída do site Máquina do Esporte:

1-Flamengo – 13,84%
2-Corinthians – 9,77%
3-São Paulo – 9,21%
4-Palmeiras – 8,23%
5-Grêmio – 8,17%
6-Internacional – 6,87%
7-Cruzeiro – 6,56%
8-Vasco – 6,46%
9-Atlético-MG – 5,94%
10-Fluminense – 5,55%

Vejam que o Grêmio, quinto colocado, tem apenas pouco mais de 1% a menos de participação nas vendas de PPV, comparativamente ao segundo colocado, Corinthians. A vantagem percentual do Flamengo é relevante, mas não tanto quanto o percentual de vantagem que o clube carioca possui em relação ao total da torcida brasileira.

Realmente assusta a 8a colocação do Vasco, neste ranking. Não creio que isso tenha tanto a ver com a má campanha, que resultou em rebaixamento neste ano. Penso que isso evidentemente influenciou, mas não pode ter sido tanto assim.

A perguntinha crucial é: será que essa divisão será levada em consideração para a definição dos direitos de TV? Até hoje eu não admito que o Santos ganhe uma parcela maior da quota de TV do que Grêmio e Inter, mesmo tendo uma torcida significativamente inferior à dupla Gre-nal. E, pelo o que se mostra, muito inferior em termos de poder de compra.

Anúncios

Ações

Information

3 responses

18 12 2008
Luciano

Sim, esses dias ouvi na Gaúcha que o dinheiro do PPV será dividido de acordo com essa tabela. O dinheiro da TV aberta segue outros padrões.

Abra$$o

18 12 2008
André Kruse

Tem uma coisa ruim nisso aí.

Pelo fato de a torcida do gremio ser “boa” compradora de pay-per-view, a tendência é vermos cada vez menos jogos do tricolor na tv aberta (e já são poucos)

18 12 2008
Gustavo

Bem observado, André.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: