Sábado invernal

8 08 2009

Decidi, depois de um longo tempo longe das carteiras, voltar a estudar. E melhor, fazer aquilo que já tinha nos meus planos futuros: quero fazer um mestrado. A decisão de fazer isso logo foi tomada muito em virtude de uma certa pressão da minha querida esposa, a Gra. Ela está fazendo seu MBA na Fundação Getúlio Vargas e me pergunta – tu não sentes falta? Sinto.

E não se trata de uma pressão ruim, daquelas que incomodam e chateiam. Como estou sem estudar desde 2004, sinto verdadeiramente falta da universidade, do ambiente, das dificuldades de não se ter muito tempo para estudar, para se preparar para as provas e trabalhos – conciliar trabalhos de aula e trabalho… trabalho. Enfim, essa coisa toda. Eu sei que quando nós estamos na universidade a gente quer mais que acabe o curso. Mas depois de 5 anos fora, a preguiça toma conta. E tenho a impressão que, quanto mais tempo fico longe da aula, mais difícil será de voltar.

Não será exatamente fácil conseguir vaga. As duas universidades que eu considero são a UFRGS, que tem o melhor conceito entre todas as universidades brasileiras para Mestrado em Administração de Empresas (Conceito CAPES 6), mas exige turno integral – quer dizer, não há certeza quanto os dias da semana das aulas – péssimo para quem trabalha em empresa. Mesmo que eu consiga uma vaga, poderei ter problemas dependendo dos horários e dependerei de aceitação da empresa de que eu me ausente com mais frequência.

A outra opção é a Unisinos, que também tem excelente conceito CAPES (5). Não era minha primeira opção, pois foi nesta universidade que eu me graduei (Comércio Exterior) e pós-graduei (MBA), então, queria muito uma experiência diferente. Porém, as aulas são nas quintas, sextas e sábados, o que facilita muito a vida de alguém do interior, casado e que pretende ter filhos logo.

Agora já chego lá.

Enrolei tudo isso pra dizer que, para fazer mestrado em administração, todas as universidades exigem que seja feito o Teste da ANPAD (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração). Não é bolinho, já lhes digo. Eu comprei um caderno contendo 6 provas anteriores e tentei fazer três delas. Levei um TUFO, exceto em Português e Inglês. Em dois assuntos – Raciocínio Lógico e Raciocínio Quantitativo, fracassei miseravelmente. Eu simplesmente não sei NADA de Lógica Matemática. E nem teria como saber – não vi absolutamente nada sobre isso na universidade, muito menos no Ensino Médio.

Como eu não pretendo pagar pelo curso (caso faça na Unisinos) e desejo me candidatar para uma bolsa de estudos, preciso invariavelmente de uma ótima nota na prova. Para isso, estou estudando Lógica Matemática (comprei um livro) e alguns assuntos de matemática (Logaritmo, Progressão Aritmética, Equações, Funções, etc.). O desespero é grande – a prova será no dia 13 de setembro – falta menos de um mês, portanto.

Algo positivo, que pode ser dito, é que o dia hoje está especialmente bom para isso:

Neblina 001

alta visibilidade

Está chovendo desde a madrugada, alternando momentos de chuva forte e fraca. Há mais ou menos uma hora, a chuva ficou consideravelmente mais fraca, dando espaço para algo extremamente comum na vida de quem mora em Carlos Barbosa, praticamente um símbolo da cidade: a CERRAÇÃO.

Neblina 002

outra foto, tirada da minha sacada

Assim será, até o dia 13/9. Quer dizer, não a neblina, a minha rotina de estudos. Espero que eu possa divulgar resultados positivos mais adiante.

Agora tenho que voltar à LABUTA, pois já perdi tempo demais.

Ações

Information

One response

9 08 2009
saulo

Sábado Infernal

Foi uma coisa impressionante o que aconteceu com o Botafogo no jogo contra o Atlético-PR.

O André Lima perdeu um pênalti que bateu na trave. O horrível Victor Simões perdeu vários gols na cara do goleiro e etc.

Era para o Botafogo golear o Atlético-PR, mas perdeu pra ele mesmo.

O Atlético-PR não fez porcaria nenhuma e quem não faz leva. O Atlético-PR acabou que fazendo um gol em impedimento.

Deixe um comentário

