Onde estás, Julieta?

14 04 2011

Viagem Itália – dia 3

Saímos de Milão quinta-feira de manhã cedo, em torno das 8 horas. Mas, até o GPS pegar no tranco, foram mais alguns minutos. E, até conseguirmos pegar alguma estrada onde se pudesse fazer uma quarta marcha, foi mais de uma hora. Sério, não adianta a gente olhar no Google Maps e dizer: ah, dá 2 horas de Milão a Verona. Dá 2 horas RODANDO. Sair da cidade é uma história muito diferente.

Anfan. Assim que saímos de Milão pegamos uma auto-estrada absolutamente EXCELENTE. Totalmente plana, sem buracos, ótima sinalização e proteções laterais contra vento e outras intempéries. O caminho da Lombardia até o Vêneto é totalmente plano, o que facilita bastante a vida do motorista. Na medida em que saíamos da Lombardia, começávamos a avistar montanhas com cumes nevados à esquerda. Outra coisa que chamou bastante a atenção era a presença de alguns parreirais na beira da estrada, mas não em grande quantidade. Muitas indústrias no caminho, no entanto.

Verona fica a 150 km de Milão e a temperatura nesta época do ano é amena, puxando um pouco para o frio, especialmente nas áreas próximas ao rio Adige, com suas verdejantes águas provenientes dos Alpes.

Chegamos em Verona em torno das onze horas. Sim, perdemos quase a manhã toda e ficamos preocupados que não haveria tempo suficiente para ver tudo o que havia lá. A afirmação era correta, mas não sabíamos que haveria outro motivo para não ver tudo…

Começamos pelo ponto de partida recomendado pelos guias turísticos – a Piazza Bra. É uma linda área, com árvores, estátuas e vários cafés e restaurantes ao largo. E a Arena Romana num dos lados.

A Arena Romana é isso mesmo que o nome diz: uma arena romana. Eu sei que todos pensamos: tipo, o COLISEU?

Exatamente! Mas está ligeiramente melhor preservada que o Coliseu. Mas é menor, claro. Mesmo assim, é bastante grande. Atualmente, é utilizada para eventos. Tinha um cartaz no lado de fora que dizia que teria um show do Deep Purple no mês de abril. Child in Time (ns). O problema foi subir e descer excessivamente esse monte de degraus desconjuntados. Minhas pernas viraram manteiga em dois tempos.

Depois daí, fomos à beira do rio Adige, para conhecer o Castelvecchio – uma fortaleza medieval, que virou castelo e que, como vários outros locais italianos, virou um museu. É um local com várias peças artísticas mas, principalmente, o próprio prédio é um espetáculo à parte.

Mas a principal vista de lá…

João e Elda gostariam de apresentar a vocês… il fiume Adige. É impressionante a transparência da água deste rio. Dá quase vontade de se jogar nele. Mas é geladíssimo.

Anyway.

Seguindo pela via principal, passamos pela porta Borsari, dando entrada à cidade velha. É muito bonita, com ruas estreitas e vários cafés e restaurantes. Por mais estranho que isso possa parecer numa cidade turística, alguns restaurantes fecham depois das 14 horas. Difícil de acreditar.

Chegamos a Piazza delle Erbe, onde tem uma feira de especiarias, mas de outras coisas também (como lenços, lenços e souvenirs diversos). E umas macadamias de frutas também, bem legais.

Nessa praça, tem a Torre dei Lamberti, com sinos e uma belíssima vista da cidade, provavelmente a melhor de todas.

Essa área vazia abaixo é a Piazza della Signoria, com uma estátua de Dante no meio dela. Vazia, comparando com a vizinha Piazza delle Erbe.

A essa altura, todos já estávamos exaustos. O resto do passeio foi consideravelmente “forçado”. Verona é uma cidade interessante, mas eu, honestamente, esperava um pouco mais. Ou talvez tenhamos feito tudo correndo demais, sem aproveitar as pequenas coisas. Provavelmente a segunda opção é mais adequada.

Talvez nós sabíamos que coisas ainda melhores estavam por vir…

Anúncios

Ações

Information

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: